© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

5 passos para se tornar um mestre na criação de mundos


@guildados7dados

Uma das coisas mais legais e trabalhosas de ser um mestre é poder CRIAR o seu PRÓPRIO mundo!


Muitos mestres preferem criar um cenário ao invés de usar um pronto, mas a dificuldade é saber por onde começar.


Mas não se desespere! Vamos te ajudar com isso! 😎


Para cada parte que você vai criar, o importante é ir definindo alguns fatores que vão dizer como o seu mundo funciona, pra isso você pode seguir os seguintes passos:



1) Ambientação 🌲:


Este é o passo mais importante, pois ele vai ajudar a definir TODOS os outros detalhes do seu mundo. E o melhor lugar pra começar é buscando REFERÊNCIAS! Busque ideias em filmes, séries e quadrinhos. Não importa a fonte, o importante é te INSPIRAR!


Começando pela época em que se passa o mundo. É um cenário medieval ou futurista? Talvez no mundo atual? Ou então na época do desbravamento dos 7 mares?


Defina qual é a AMBIENTAÇÃO do seu mundo! Esse ambiente e clima vai estar presente na maioria dos lugares onde os personagens vão passar. Alguns exemplos podem ser: desértico, sombrio, repleto de cidades, em grandes florestas ou talvez até em mares inexplorados!


Outro ponto é: no seu mundo vai ter falta ou abundância de algum RECURSO como metais, madeira ou até mesmo ouro? Um exemplo legal para utilizar essa ambientação é: se uma região estiver em guerra com outra, pois uma tem recursos em abundância que são ESCASSOS no resto do mundo! Isso já seria suficiente para criar vários atritos entre os personagens e o mundo.


Além disso, quais CRIATURAS e tipos de PLANTAS seus aventureiros podem encontrar quando estão fora de uma cidade? Um exemplo que podemos dar é: as criaturas mais perigosas são extremamente ativas durante o dia, então para sair ou entrar em uma região só é possível viajar de noite.


Enfim, existem bastantes ambientações para você explorar na sua imaginação!!



2) Cultura 💂‍♀️:


Como as pessoas AGEM nesse reino?


Você pode se inspirar nas culturas do MUNDO REAL para trazer algo de diferente para cada região como um império escravista, já que muitas nações eram assim na antiguidade, ou então pode ser algo relacionado a cultura árabe, oriental ou até mesmo sul americana! 🤔 Por exemplo:


Se você quer um lugar onde todos respeitem a honra, a disciplina e o respeito acima de tudo: se inspire na cultura do JAPÃO feudal!


Quer o clássico mundo cheio de castelos, cavaleiros e princesas? Basta pesquisar sobre a EUROPA MEDIEVAL!


Talvez um local onde o governante é considerado um deus e os nobres possuem escravos para fazer todo o serviço pesado? O ANTIGO EGITO é um bom lugar para te inspirar!



3) Magia 🧙‍♂️ e Religião ⛪️:


A magia está presente na grande maioria dos cenários de RPG, mas sempre é tratada de formas diferentes. Muitas vezes é algo grandioso e perigoso, ou então algo simples e comum. A quantidade de magia que os jogadores presenciam muda completamente o estilo do jogo!


No seu mundo a magia é RARA? Ou é algo comum no dia-a-dia? Talvez a magia pode ser algo que está DESTRUINDO o mundo! Ou algo que é comum em grandes cidades, mas nos campos é algo que as pessoas TEMEM!


Além disso, porque não unir magia e religião? Isso mesmo!! A magia também pode ter uma grande relação com a religião do seu mundo, sendo usada apenas por membros da igreja, por exemplo, ou usada apenas pelas pessoas que possuem fé em algum deus!


E sobre a religião, é importante definir como a religião está presente no seu mundo. Tem MUITOS deuses ou apenas UM? Ou talvez várias religiões em disputa? Você também pode definir qual a relação da religião com o governo. Quem sabe o seu reino não é GOVERNADO por um alto sacerdote. 🤔



4) Política 💼:


Defina quem GOVERNA essas terras e como é a relação com as outras regiões que você já criou. Além da relação entre as nações, você também pode definir se o governante é um Imperador justo ou um Rei tirano.


Outra coisa que você pode pensar é se há alguém querendo iniciar uma REVOLUÇÃO, ou destruir o Rei dentro da corte. As intrigas políticas podem ser uma boa maneira de avançar a história!



5) Raças e classes 🧝‍♂️:


A primeira coisa que você precisa pensar é se você irá tirar alguma raça ou classe do jogo!

Isso pode acontecer porque temos alguma ideia que não combina com todas as classes e raças do jogo, por exemplo: no seu mundo os deuses abandonaram o mundo e por isso ninguém pode ser um clérigo. Ou então houve uma grande guerra que afetou o mundo e ninguém pode ser gnomo, pois eles foram extintos nessa guerra.


Em questão de história, pense na CULTURA de cada raça, como a história do mundo afetou a cada povo. Isso afetou a maioria dos membros de uma raça influenciando eles a ter ou desprezar uma classe específica? Por exemplo: a grande capital do reino humano foi destruída por magias arcanas, então os humanos desprezam a magia e aqueles que se envolvem com tais energias são expulsos da sociedade!


Também é uma boa ideia pensar na PERSONALIDADE geral das raças e como elas agem em relação com outras raças. Por exemplo: no seu mundo, os Dragonborns podem ser extremamente agressivos contra todas as outras raças e os Orcs podem mais ser dóceis e amigáveis que os Halflings!


Pense se nas mecânicas do jogo, as raças e classes funcionam como no livro do jogador, ou se tem alguma alteração. Por exemplo: os anões não ganham bônus de força, ganham de agilidade, pois nesse mundo eles vivem nas florestas. Ou talvez todos os usuários de magia arcana acabam se viciando nessa energia mística!


Há uma infinidade de combinações que podem ser feitas com as raças e classes, mas o mais importante é analisar se valem ou não a pena para SUA história.



E agora uma DICA SUPREMA BÔNUS SUPER MEGA DICA:


Lembre-se de que você não precisa criar toda a história e locais do mundo de uma só vez! Comece PEQUENO! Crie uma cidade, região ou reino e depois crie as outras regiões conforme a aventura evolui!


Nós falamos isso, porque muitas vezes você terá que IMPROVISAR algo que existe em uma região ou local que você ainda não preparou. Afinal de contas, não há nenhuma preparação do mestre que resista à um grupo de jogadores 😅. Nesses casos, ANOTE tudo que você improvisou pra não esquecer nada.


Deixe a imaginação fluir, anote TODAS as idéias e faça por partes.


Agora, conta pra gente quantos mundos você já criou? E como foram essas experiências?


31 visualizações