© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

Como apresentar o lore do seu mundo


@guildados7dados


Há um tempinho atrás, nós compartilhamos com vocês 5 passos para se tornarem mestres na criação de mundos de RPG. E hoje, vamos falar sobre como apresentar o lore do seu mundo aos seus jogadores! 🧐


Apresentar a lore do mundo para os jogadores é algo que parece simples à primeira vista. Mas quando vamos realmente apresentar toda essa história que foi preparada é que vemos o quanto pode ser complicado. 😵


Afinal de contas, ninguém quer sentar em uma mesa de RPG pra ouvir o mestre ou um NPC discursar por duas horas sobre antigos artefatos antigos, heróis do passado ou coisas do tipo, uma vez que os heróis deveriam ser os personagens da mesa! 😓


E nenhum mestre quer ver os jogadores procurando memes nas redes sociais ou fazendo torres de dados enquanto conta aquela história cuidadosamente preparada para aquela sessão. 🤨


A história do mundo é algo importante para o jogo, é o que define a cultura do povo com a qual os jogadores devem interagir, é o que conta as histórias dos reinos e também é algo que pode definir os objetivos do vilão.


Mas então como apresentamos essa história sem deixar ninguém entediado?

Com pequenas aventuras one shots! 🤯


🤔 Prepare a história que você quer apresentar pros seus jogadores.

Antes de tudo, pense na aventura da história que você quer que seus jogadores saibam! Separe os eventos principais, os locais, os NPCs e até os artefatos ou itens históricos que são importantes pro mundo!


🧙‍♂️ Prepare os grandes heróis do passado

Pense em personagens que viveram a história que você quer contar e prepare as fichas desses personagens! No dia da aventura deixe seus personagens escolherem com qual dos heróis eles querem jogar.


📜 Não esqueça de fazer uma ligação com a campanha atual

Você pode fazer a aventura passar por lugares que seus jogadores já passaram e mostrar como era no passado! Ou então, um dos heróis do passado pode ter um item que os personagens dos jogadores tem na sua campanha. Talvez até apresentar um antepassado distante de um personagem ou de um NPC que eles conhecem!

Fazer essa ligação é importante pra mostrar como essa história tem relação com a aventura atual que eles estão jogando!


Jogue essa one shot ANTES de apresentar a história do mundo na sua campanha.

Antes de apresentar a história no seu jogo, mestre essa pequena aventura de um dia e proporcione a eles a possibilidade de viverem uma história épica do passado do seu mundo!

Bom, isso não é uma regra, mas quando você apresentar a história na sua campanha, seus jogadores ficarão surpresos em ouvir os nomes dos personagens que eles jogaram na one-shot e vão contribuir! Isso acaba com as torres de dados e com as horas monótonas de história contada pelo NPC!


Apenas escutar uma história não é a mesma coisa que viver ela! Apresentar uma história dessa forma, faz com que seus jogadores se tornem parte da história do seu mundo e até ajudam a construí-la!


Qual história você contaria em uma one-shot? Conte para gente nos comentários!

17 visualizações