© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

Como você conduz o seu combate?

Atualizado: 28 de Out de 2019



@guildados7dados

Existem 2 jeitos para conduzir um combate. Porém, assim como todas as coisas da vida, existe os seus prós e contras! E é isso o que vamos apresentar aqui para ajudar você a encontrar o seu modo de combate ou renovar o seu estilo! ⚔️ Combate Tático: para ajudar no combate, é usado miniaturas, grids entre outros objetos para ajudar na visualização da campanha. 👍 Prós: 🎲 Miniaturas: existem pra quem joga tanto PRESENCIALMENTE, usando as miniaturas físicas de monstros e das mais diversas raças do RPG, quanto ONLINE, usando os tokens ilustrados do Roll20, por exemplo. 🎲 Nesse estilo é onde os estrategistas brilham, pois aqui você consegue ter aquele combate estratégico calculando posições das miniaturas, ângulos de visão e tudo mais. 🎲 Grids: ajudam no controle de movimento e posição dos personagens e monstros. Seja apenas uma folha com os quadrados, ou os tiles personalizados. Também facilitam pra VISUALIZAR o que está acontecendo no meio da confusão do combate! 👎 Contras: 🎲 Para alguns jogadores, o mais importante é imaginar as cenas e os combates. E com o combate tático, o jogo pode acabar se tornando muito "jogo de tabuleiro" e não estimula tanto a imaginação. 🎲 Preços: quando começamos a usar as miniaturas, queremos miniaturas de todos os tipos, cores e classes, o que demanda um bom DINHEIRO para aumentar a coleção, tanto se for físico ou os tokens pagos no Roll20. Se quisermos os tiles bonitões então... Meu deus! Fica mais caro ainda!

🤯 Teatro da Mente:

Nesse estilo de combate NÃO se usa grid nem miniaturas, e por isso algumas regras de áreas de magia, velocidade dos personagens e posição de todos não são utilizadas da mesma forma. Esse é o melhor estilo para quem quer apenas viver a aventura dentro da sua IMAGINAÇÃO!


👍 Prós:

🎲 A imaginação NÃO tem LIMITES! Todas as ações do combate acontecem diretamente na mente dos jogadores, o que pode deixar a aventura ainda mais memorável e impressionante! 

🎲 O combate se torna mais DINÂMICO, porque você não precisa ficar calculando exatamente cada movimento ou ação!

🎲 A estratégia é utilizada de forma diferente, normalmente utilizando posições mais ABSTRATAS. A definição de certas coisas, como quais criaturas foram pegas na magia, ou se conseguem correr o suficiente para engajar com o inimigo é decidido pelo MESTRE. Muitos mestres deixam o dado dizer o que aconteceu, dando uma aleatorizada no combate!  


👎 Contras:

🎲 É complicado visualizar a situação do combate porque não há um grid para poder consultar. É difícil para o mestre manter na mente a posição de todos os jogadores e criaturas.

🎲 Esse estilo não permite estratégias elaboradas para quem gosta de jogar de forma tática porque algumas regras também se tornam irrelevantes por não ter o grid ou uma forma de medir com precisão áreas ou espaços. Por exemplo: É muito COMPLICADO utilizar a regra de flanquear sem um grid.



🤔 Qual estilo utilizamos nos nossos jogos?

Usamos o Teatro da Mente! 💭 Somos um grupo MUITO imaginativo e para alguns jogadores o grid limita a imaginação, então preferimos manter totalmente na mente as ações de combate. 

Porém às vezes realmente fica complicado para acompanhar TODOS que estão no combate, e se vocês também tem essa dificuldade já fica a DICA pra vocês:  😍

👉 Compramos um quadro branco pequeno, e utilizamos ele para manter um aspecto visual do combate, sem se preocupar com a precisão dos grids! Assim temos como saber quem está perto de quem e AJUDA o mestre a decidir quem é pego nas magias ou armadilhas!


Qual o estilo de combate que vocês preferem pra jogar? E pra mestrar? 😍