© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

Criação de personagem para DnD 5ª Edição

Atualizado: 26 de Mar de 2019

Olá, hoje queremos ajudar os novatos a se tornarem grandes aventureiros!


Bom, tudo começa pela história do seu personagem. Isso mesmo! Não é apenas preencher a ficha, você também precisa criar uma historia cativante e assim seu personagem se tornará um aventureiro de renome! (Ou é isso que o mestre poderia deixar você se tornar hehe).


Independente do sistema que você deseja começar a jogar, seria legal você se concentrar um pouco e imaginar como seria seu personagem, sem olhar as regras do jogo antes. Imagine a fisionomia que ele teria, por exemplo, como seria seu cabelo, a cor dos olhos e da pele, a altura e etc. Se aprofunde nos detalhes e depois pense como ele agiria, encontre a personalidade dele, por exemplo: ele é alguém teimoso? Curioso? Gosta de conversar? O que ele não gosta de jeito algum? e etc.


Mas pelas barbas de Elminster... POR QUE ISSO TUDO É IMPORTANTE?!  

Simples... Quanto mais você se colocar na pele do personagem, melhor. Existem muitas pessoas que acreditam que não são criativas, que não conseguem jogar RPG e interpretar, ou ainda, pessoas que não conseguem separar a "vida off" da "vida on". Fazendo esse pequeno exercício, pode tornar sua interpretação ainda melhor e ajuda você a mergulhar de cabeça nesse jogo, que justamente utiliza 100% da sua imaginação.


Agora, falando sobre fichas: nós vamos explicar um pouco cada item da ficha do sistema D&D 5ª edição para que você fique familiarizado com os termos e os dados utilizados respectivamente para realizar cada ação. Não é difícil.

 


Ficha do personagem do DnD 5ª Edição

Logo no cabeçalho, podemos ver que existe o background e o alignment (alinhamento) do personagem:

Background: Existe uma lista com vários backgrounds, porém você pode escolher apenas um. Eles servem para complementar a história do personagem e ainda dar alguns bônus.

Alinhamento: Consiste na tendência do seu personagem, ou seja, é a forma como ele age de acordo com o mundo e as pessoas ao seu redor. É algo meio complicado de entender, mas com uma imagem talvez seja mais fácil:



Imagem para ilustrar os alinhamentos de personagem


Logo abaixo do nome do seu personagem, existe a inspiration (inspiração). O mestre pode conceder um ponto de inspiração para você, caso você tenha feito alguma ação condizente com o alinhamento e personalidade do seu personagem. Esse ponto de inspiração, pode ser usado para barganhar algumas coisas com o mestre, podendo refazer alguma jogada ou jogar com vantagem, porém depende de mestre para mestre o que poderá ser feito.


Começando da esquerda para direita, existem 6 quadrados aonde estão seus atributos. Eles equivalem aos poderes de seu personagem e são divididos entre: Strength (força), Dexterity (destreza), Constitution (Constituição), Intelligence (Inteligência), Wisdom (Sabedoria), Charisma (Carisma). Para explicar um pouco melhor o que cada atributo significa na vida do seu personagem, confira a imagem abaixo:


Imagem ilustrativa dos atributos

Seguindo para direita, estão os saving throws (jogadas de resistência) e as skills (habilidades):

Saving Throws: São bônus utilizados para somar no dado d20, contra uma situação proposta pelo mestre. Por exemplo, em uma situação onde algum dragão dá uma baforada no grupo, os jogadores precisam fazer uma jogada de Saving Throw utilizando o atributo Destreza. Essa jogada determina quais jogadores conseguiram escapar da baforada e quais levarão o dano.

Skills: Cada jogador possui habilidades diferentes, pois algumas delas você recebe por causa de um background ou da própria raça/classe.  


Logo abaixo, existe o passive wisdom (sabedoria passiva). É uma média da sua habilidade de percepção. A percepção serve para o personagem prever algumas coisas. Por exemplo: se o grupo está sendo seguido, alguma armadilha e etc.


Você também ganha proficiência com alguns idiomas, armas e armaduras. Geralmente todos sabem o idioma comum e mais algum, dependendo sempre do background, raça e classe. É possível aprender outros idiomas durante o jogo, porém levam cerca de 250 dias, dentro do jogo.


Observando o meio da ficha, existe a armor class (armadura), initiative (iniciativa) e speed (velocidade):

AC: É a armadura do seu personagem. Existem classes que possuem mais e outras menos, pois os bônus são diferentes. E mesmo aquelas que tem pouca AC, conseguem aumentar sua resistência através de magias, no caso magos, bruxos, feiticeiros, entre outros. Também é possível aumentar sua resistência comprando armaduras melhores ou mágicas (mas essas são difíceis de conseguir hehe). Esse número da AC é levado em conta quando o mestre faz uma jogada para acertar seu personagem, se ele conseguir o número exato ou maior, você levará o dano.

Iniciativa: É o bônus usado para somar no dado d20 toda vez que acontecer um combate. É como se fosse a primeira ação do seu personagem e cada jogador possuí seu turno.

Speed: É a quantidade que seu personagem pode andar/correr. É medido por "pés" e geralmente todos personagens possuem essa mesma velocidade.

Existe a vida atual do personagem e também a temporária. A vida temporária você ganha por um curto período de tempo ou até você utilizar e geralmente é ganhada a partir de habilidades ou buffs de outros. Toda vez que levar algum dano, primeira você retira da vida temporária e só depois da vida atual.


Hit dices: São os dados que você pode utilizar em um short rest (onde os jogadores param para descansar por pelo menos 1h), e recuperam sua vida atual. Cada classe possuí seu determinado dado, podendo ser d6/ d8/ d10 etc.


Mortes: Existe uma separação entre sucesso e falhas na ficha. O que isso quer dizer?! Simples, seu personagem na verdade cai inconsciente, ele não morreu exatamente. Porém, se for em meio a batalha, toda vez que seu turno chegar, você precisa jogar um dado d20. Caso caia números acima de 10, você pode marcar um sucesso, caso contrário é uma falha. Se cair um crítico, você consegue 2 sucessos, e se for 1, bom... Temos certeza que você terá criatividade suficiente para criar outro personagem! hehehe


Ataques: Aqui você coloca suas armas, ataques e dano. Cada personagem tem jeitos diferentes de atacar e causar dano nos inimigos. Um mago pode lançar uma bola de fogo naquele orc que está correndo na direção do grupo, já o guerreiro vai usar sua espada. O dano que você dá depende dessas coisas, cada magia tem um dano diferente e as armas normalmente variam entre 1d4, 1d6, 1d8, 1d10, 1d12 e 2d6. Claro que se você estiver usando itens customizados isso pode mudar, então pague aquele chocolate para seu mestre!


Equipamentos: Cada jogador começa um explorer’s pack (ou conjunto de explorador). Nesse conjunto vem os suprimentos básicos para sobreviver, como saco de dormir, cantil, tochas, cordas, pederneiras, entre outros.


Dinheiro: No D&D temos 5 tipos de moedas diferentes. Cobre, Prata, Electrum, Ouro e Platina. Cada uma valendo mais que a anterior. As moedas de Electrum e Platina são consideradas raras.


Traços de Personalidade:  Essa é uma mecânica nova da 5ª edição que complementa a história do personagem. É dividido em quatro itens: Personality traits (Traços de personalidade), Ideal (Ideal), Bond (Vínculo), Flaw (Falha). Esses traços são um resumo escrito na ficha como guia para te ajudar a se colocar no lugar do personagem. Por isso que criar uma história com bastante detalhes é importante, sem contar que o mestre pode colocar elementos da sua história durante a aventura.


Vamos mostrar uma ficha pronta de um personagem criado pela Shady:


Ficha da personagem Liu Feng da Shady


Gostou ou não gostou das dicas? Já sabe qual personagem vai criar?

Conte pra gente como ficou seu primeiro personagem.

106 visualizações