© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

Jogadores novos em uma mesa em andamento... O que fazer?


@guildados7dados

Olá aventureiros, hoje trazemos para vocês um tema que volta e meia aparece na comunidade de RPG: entrar em uma mesa ou receber alguém novo em uma mesa que já estava em andamento.


Um grupo de RPG é formado por pessoas que podem se conhecer ou não. Quando se trata de uma one shot tudo fica muito mais fácil, basicamente fazemos uma conversa rápida para estabelecer limites e expectativas e a mesa rola. E quando se trata de uma campanha que deve durar algumas sessões? Bom, aí vão algumas dicas para quando alguém quer entrar em uma mesa em andamento ou vamos participar pela primeira vez em uma mesa que já está em andamento:


Diálogo 💬

Independentemente de você ser o mestre/narrador ou o jogador que está entrando na mesa é preciso conversar com o grupo para sondar e estabelecer quais as expectativas dos jogadores, bem como entender quais os eventos que já ocorreram em relação a história.


Um novo personagem 👊

Após alinhar as expectativas em relação ao jogo e entender o que vem acontecendo na história da mesa, é chegado o momento de um jogador assumir um personagem. Independentemente de ser um jogador inexperiente no sistema ou no RPG de modo geral, é importante dar os parâmetros do cenário e estabelecer qual o material que pode ser utilizado. Por tanto o mestre deve orientar e mediar esse processo para que exista uma coerência entre a criação do novo personagem e os personagens que já estão sendo utilizados por outros jogadores. Normalmente não é algo muito bem visto quando existe um nível de disparidade entre os personagens no momento de sua criação. É aquela velha história, se você quer jogar com o grupo que está numa aventura medieval fantástica mas quer fazer um atirador espacial que usa uma metralhadora laser, as coisas podem ficar bem complicadas ou inviáveis.


Contrato social 🤝

Seja educado. Eu sei, parece uma dica simples pois é o básico do ser humano. Porém é importante lembrar que uma mesa de RPG se trata de mais uma dentre tantas interações interpessoais no nosso dia a dia. Respeitar o horário de início e término da mesa, combinar questões acerca de lanches e das pausas para comer, estabelecer as regras de utilização de eletrônicos e manter um diálogo aberto para receber feedbacks torna o processo de adaptação em uma nova mesa algo muito mais fácil, pois evita gafes e desentendimentos.


Novas amizades 🤜🤛

A cada nova atividade em grupo temos a oportunidade de conhecer novas pessoas incríveis! Pode ser que na sua outra mesa de RPG você já estivesse acostumado com aquelas pessoas, mas nessa nova mesa existiram pessoas com hábitos, pensamentos, condições, qualidades e defeitos diferentes das dos seus amigos e até mesmo de você. Estar aberto para conviver com o diferente e respeitar as individualidades pode te trazer novas amizades e experiências dentro e fora da mesa e você levará pelo resto dos seus dias!


É isso pessoal, participar de uma mesa em andamento ou agregar uma nova pessoa a sua mesa pode ser muito divertido enriquecedor para experiência de jogar RPG. Não tenha medo de aceitar convites ou então de receber novos jogadores para uma mesa em andamento, pois desde que haja diálogo e cordialidade entre as partes, dessa experiência podem surgir novas histórias e amizades! 😉