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O vil√£o que amamos odiar!


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Uma aventura de RPG precisa de um antagonista para fazer as coisas se moverem. ūüėČ


Um bom vilão pra sua campanha é aquele que é uma ameaça CONSTANTE pros personagens. Mesmo quando eles próprios não percebem, o vilão deve estar presente. As coisas que acontecem com o grupo devem ter o dedo do antagonista de alguma forma.


Também é importante que ele NÃO seja apenas um cara mal que quer destruir o mundo! Pense que o grande inimigo da campanha também é um ser vivo. Ele também tem objetivos, sonhos e algo que o motiva. Por isso, escreva alguns detalhes importantes sobre esse vilão pra te ajudar. O jeito mais fácil é fazendo as perguntas certas, como:


"O que √Č esse vil√£o?"

Ele pode ser humano, vampiro, dem√īnio ou at√© mesmo um anjo.


"O que MOTIVA ele?"

Talvez o que motiva esse vilão seja vingança, dinheiro ou até mesmo poder!


"Quais os OBJETIVOS que o seu vil√£o possui?"

Quer a imortalidade, ser Rei, ter um exército, tem alguma rixa com algum personagem do grupo ou quem sabe até dominar o mundo.


"Como ele PRETENDE conseguir o objetivo dele?"

Os métodos podem ser: conseguindo um item mágico poderoso, conquistar uma região ou espalhar uma praga no reino.


Além disso, é bom lembrar que até na vida real, a maioria das pessoas não acredita ser maligna! Mesmo os maiores criminosos que estão nas penitenciárias ainda acreditam ser inocentes.


Por isso, muitas vezes o seu vilão pode ter um motivo justo para seus atos, só que possui uma visão DETURPADA do mundo.


ūüĎČ Por exemplo: O grande vil√£o da campanha pode ser um nobre influente, mas a sua esposa est√° sofrendo por uma doen√ßa que n√£o possui cura. Ele j√° procurou todos os m√©dicos do reino e os cl√©rigos e nenhum deles conseguiu salv√°-la. Ele ent√£o jurou conseguir uma cura pra ela, e ele ir√° roubar, matar, destruir e far√° tudo que for preciso pra conseguir algum artefato m√°gico que tenha o poder de salvar a vida dela. Nesse caso os atos dele ainda ser√£o malignos, mas para ele os meios justificam o fim.


Voc√™ saber√° que o seu vil√£o est√° MUITO bom quando o seu grupo come√ßar a perceber que tudo est√° interligado com esse antagonista. Quando eles sentirem que esse inimigo n√£o √© s√≥ mais um cara que est√° esperando na sala do boss pra ser morto, √© que o seu trabalho ser√° recompensado. Os jogadores PRECISAM sentir que ele √© um ser t√£o VIVO quanto os pr√≥prios personagens. √Č a partir deste momento que a hist√≥ria far√° ainda mais sentido e todos come√ßar√£o a odi√°-lo pelos seus atos.


Pra um mestre, n√£o tem nada melhor que ver o grupo sair da sess√£o ainda comentando sobre os planos do vil√£o.


Conta pra gente qual foi o vil√£o que voc√™ AMOU odiar ūüėć

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