© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.

  • Guida dos 7 dados

Primeiros passos para se tornar um mestre


Olá aventureiros! Hoje começamos uma quest muito importante! Está na hora de levantar os escudos, preparar os dados e abrir o Manual dos Monstros! Vamos aprender a Mestrar!




Pra começar a mestrar (ou narrar) precisamos entender algumas coisas. 

Primeiro: Mestrar não é dificil, e não é nada impossível. 

Segundo: Sempre precisamos seguir a Regra de Ouro.

Mas qual é essa Regra de Ouro? Simples. Se divirta!

Mas agora vamos pras dicas para começar essa função tão importante e recompensadora em uma mesa de RPG.Um mestre precisa entender a estrutura básica do jogo. Quase todos os sistemas tem a mesma estrutura básica:

  1. O mestre descreve o lugar e a situação;

  2. Os jogadores descrevem suas ações;

  3. O mestre pede as jogadas de dados, se necessário;

  4. O mestre descreve as consequências das ações dos jogadores;

  5. Volte para o passo 1 e repita!


A segunda dica é: Comece pequeno. Isso quer dizer que você não deve exagerar e colocar milhares de coisas.

O importante é começar com algumas coisas básicas, como a cidade onde a aventura vai começar, alguns NPCs e o que vai acontecer.

Principalmente para a primeira aventura, você não precisa criar todo o reino, todos os jogos políticos da corte e tudo mais, apenas crie o local onde os jogadores vão começar e o resto será criado conforme o jogo se desenvolve.

Vamos falar disso um pouco mais a frente.

Uma coisa importante pro mestre é conhecer as regras do sistema que você vai jogar.Ah, isso quer dizer que preciso estudar como se fosse pro vestibular e decorar todas as regras

do sistema antes de mestrar né?! Não. 

Você precisa conhecer o básico do jogo. Acredite, ainda não sabemos todas as regras do D&D 5ª edição e já jogamos a pelo menos uns 3 anos. 

Você vai aprendendo conforme vai jogando.

É importante começar com um sistema de regras simples e fáceis de aprender. Se você tem dúvida de qual escolher, dê uma olhada nas nossas dicas.

Um mestre precisa conhecer sobre a aventura que ele vai mestrar para o seu grupo. 

O que isso quer dizer?

Quer dizer que você deve conhecer a cidade, vila ou local que a aventura se passa, sabendo o nome, quem vive ali, e se puder, o que torna esse local especial para sua aventura.

Também é importante você saber sobre os NPCs que vivem ali: o nome, raça e profissão deles é o suficiente.

Além disso, é bom ter em mente o que vai acontecer para chamar os aventureiros pra missão que você preparou e saber o que eles vão enfrentar.

Você pode começar com uma ideia sua, sendo num cenário próprio ou em um existente, ou até mesmo começar com uma aventura pronta.

Se você está mais perdido que os aventureiros do Caverna do Dragão, recomendamos que você comece com alguma aventura pronta.

Por exemplo, a Lost Mines of Phandelver, a aventura que acompanha o Starter Set de D&D 5ª edição é um ótimo lugar para começar.





Qual a vantagem de começar com uma aventura pronta? A vantagem é que a maioria das situações já estão previstas, o que facilita muito o trabalho do mestre. 

Os combates já estão feitos de uma forma que você não mataria o seu grupo, os testes que eles precisam fazer, as consequências de várias ações, os NPCs e os locais. Tudo isso já vem preparado para você, ajudando os mestres iniciantes a entenderem a estrutura do jogo.

Tudo que você precisa fazer é estudar a aventura e começar a mestrar.

Lembre-se que você como mestre não está contra os jogadores. Você cria uma história junto com o seu grupo. Se você ou os seus jogadores não estão se divertindo, algo está errado.

Avise seu grupo que você é um mestre iniciante e que você está aprendendo, eles vão perdoar os erros e até mesmo te ajudar com as regras.

Além disso é importante pedir um feedback de cada sessão. Não leve as críticas para o lado negativo, use isso para melhorar como mestre.

Para finalizar, o passo mais importante para começar a mestrar: Comece a mestrar!

Isso mesmo, deixe o nervosismo de lado, se prepare, aqueça os dados e comece a mestrar!

O melhor jeito de aprender é fazendo!


E aí aprendizes? Gostaram? Ansiosos para começar a mestrar? Deixe sua opinião nos comentários!

Para os mestres de plantão: Ficou alguma dica de fora? Ajude os novos mestres e deixe sua dica nos comentários!

36 visualizações