• Guida dos 7 dados

Quais são as suas táticas de combate?


@guildados7dados

Quando jogamos RPG precisamos lembrar de algo que é muito fácil esquecer: Os monstros SABEM o que estão fazendo. Precisamos adequar nossas táticas de combate de acordo com o inimigo.


🗡️ Emboscada:

Quando você sabe que o seu inimigo vai PASSAR por um caminho específico, você pode preparar uma emboscada. Encontre um lugar onde você possa ficar escondido e aguardar até o momento que o alvo passe perto de você.

Quando isso acontecer o ataque ocorrerá e nesses casos, a SURPRESA é essencial! Cada um do grupo pode fazer a sua parte:

👉 O rogue é o ESPECIALISTA nesse tipo de ataque, afinal de contas uma emboscada é um grande ataque furtivo! 

👉 O ranger é o cara que pode ajudar com ARMADILHAS, caso você queira usar também.

👉 Já o bárbaro é quem provavelmente vai correr desenfreadamente contra o inimigo ESTRAGANDO todo o plano. 😂


⚔️ Combate direto:

Você e o seu grupo estão INVADINDO uma fortaleza, e tentam passar furtivos pelos corredores até chegar nas masmorras para libertar o seu amigo que foi preso injustamente.

Quando viram à direita para o próximo corredor, encontram dois guardas olhando para vocês. 👀

Nesses casos, matar os inimigos na porrada NÃO é a sua única opção.

👉 Um feiticeiro pode usar suas magias para colocar os guardas para DORMIR, ou transformar eles em algum animal, ou até mesmo paralisar um deles.

👉 O guerreiro pode derrubar os guardas, empurrar os guardas para dentro de uma sala, ou AGARRAR um deles para que ele não saia correndo para chamar reforços.

👉 Talvez o bardo consiga conversar com eles, e CONVENCER eles que vocês só "se perderam enquanto procuravam pela saída".


💃 Distração:

Vocês estão andando pelas montanhas e encontram um grupo de 15 gigantes vindo na direção de vocês! Se fosse UM gigante, vocês até pensariam em enfrentar, mas um grupo desse tamanho é impossível. 😱

Vocês precisam FUGIR desses seres enormes, mas pra isso, vocês precisam que eles olhem para o outro lado. 

👉 O mago pode criar uma ilusão ao redor do grupo, para para ESCONDER todos!

👉 O druida pode se TRANSFORMAR em uma águia gigante e voar ao redor dos gigantes em uma distância segura pra chamar a atenção!

👉 Ou a guerreira SAMURAI do grupo pode ir até lá e comprar uma vaca deles sem nem saber falar gigante! (Isso aconteceu na nossa mesa 😂)


🧙‍♀️ Combate Mágico:

O seu grupo de níveis alto está prestes a enfrentar um mago, que é o BOSS da campanha. Essa luta não se resume apenas a batalha de fireballs!

👉 O clérigo pode abençoar um aliado, fazendo que o dano recebido seja dividido entre os dois!

👉 O bárbaro pode tentar se aproximar do mago pra ele ter que focar em RECUAR.

👉 O bardo usa a magia Silêncio pra tentar IMPEDIR o uso de magias do mago inimigo!


Dicas gerais:

👉 Só lembrando que você NÃO precisa ter no grupo as classes citadas para essas táticas funcionarem. Elas funcionam com QUALQUER grupo!

👉 É importante lembrar que o seu personagem treinou a vida INTEIRA dele, então ele com certeza SABE usar as suas próprias habilidades! Ou seja, o seu Bárbaro NERVOUSER com Inteligência 6 e Sabedoria 10 não vai ficar até a morte em um combate perdido. Ele sabe quando deve recuar pois a Sabedoria dele é mediana, e tem um senso de segurança que diz que ele está em desvantagem! Ele é Bárbaro, não suicida!  🧐

👉 Para os MESTRES: Os monstros NÃO são apenas pedaços de carne para os personagens cortarem com suas espadas, perfurarem com suas flechas ou queimarem com suas fireballs. 😰


Assim como os jogadores, as CRIATURAS e NPCs que eles enfrentam também usam estratégias e também sabem a hora de recuar!


Qual estratégia o seu grupo costuma usar?

© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.