• Guida dos 7 dados

Railroad vs Sandbox


@guildados7dados

Hoje vamos falar de um dos temas mais discutidos no RPG. O que é melhor: aventuras Mundo Aberto (Sandbox) ou Nos Trilhos (Railroad)?  🚂 Railroad: Esse tipo de aventura normalmente é visto com olhares negativos, como se fosse um Necromante passando na convenção anual dos Clérigos. 😅 Normalmente nesse tipo de aventura os jogadores quase NÃO tem opção de escolha, porque não importa o que eles escolherem ou fizerem, tudo vai acontecer da mesma forma. E esse é o maior dos problemas, porque não importa quão boa seja a cena, se os jogadores não sentirem que fizeram a diferença, o jogo perde a diversão. Vale lembrar que uma aventura linear é DIFERENTE de uma aventura nos trilhos, porque uma aventura linear tem uma história predeterminada, mas as ações dos jogadores IMPORTAM no que e como as coisas vão acontecer. 🌎 Sandbox: Esse estilo de jogo, também conhecido como Mundo Aberto, é totalmente o OPOSTO do Railroad. E muitos dizem que esse é o jeito certo de jogar. Quando você joga uma campanha de mundo aberto, quem determina os objetivos e o andamento da campanha normalmente são os PERSONAGENS. Eles decidem pra onde vão e como vão fazer as coisas, e TODAS as ações deles são levadas em consideração para definir o final da campanha.  😎 Isso da uma sensação de liberdade incrível para os jogadores. Mas para o mestre as vezes é complicado porque é muito difícil se preparar para tudo que os jogadores vão fazer. 🤔 O que é melhor, então?

Em primeiro lugar queremos dizer que NÃO tem um jeito certo de jogar RPG. O jeito certo depende APENAS do grupo, pois cada pessoa se diverte com uma coisa diferente. O ÚNICO jeito certo é o jeito que todos se divertem. 

O que recomendamos é uma mistura dos dois. Os objetivos e ações dos jogadores DEVEM ser levados em consideração, pois eles FAZEM a diferença. 

Mas a história deve ter um rumo, afinal de contas ninguém gosta de um jogo parado, e as vezes para a história se desenvolver é necessário ter alguma situação que IRÁ acontecer não importando o que os jogadores façam. Mas essas situações devem ser feitas com moderação e DEVEM ter um MOTIVO. 

Esse é o DESAFIO que o mestre enfrenta. Equilibrar as situações para que o jogo se mantenha fluido, mas que as ações dos jogadores FAÇAM a diferença.


Conta pra gente um pouco da aventura que vocês já tiveram!  😍

128 visualizações

© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.