• Guida dos 7 dados

RAW, RAI e RAF. Qual é a sua?

Atualizado: 16 de Out de 2019


@guildados7dados

Em vários momentos na mesa de jogo durante a resolução de um conflito, nos encontramos em dúvida sobre o que se pode ou não fazer, sobre a descrição de uma magia ou efeito de um item mágico.


Nessas horas ao que ou a quem recorremos? 🤔

Algumas pessoas podem buscar o apoio das regras e pode acabar achando a descrição um pouco confusa ou limitante, daí vai até a opinião do mestre que deve arbitrar sobre o evento. Com base em que, mestre e jogador, faz a leitura e interpretação das regras? Para isso existem alguns conceitos cunhados no mundo do RPG e eles são RAW, RAI e RAF.


Mas o que é RAW, RAI e RAF? 😵

📜 RAW: Rules as Written

A regra como ela foi escrita pelos designers. O texto é claro no seu objetivo, sem depender de uma interpretação por parte do leitor.


🤯 RAI: Rules as Intended

A regra cujo sentido está no propósito para qual ela foi criada, na sua intenção. Repare que não necessariamente é uma regra quebrada e sem sentido, é apenas uma regra que traz na sua interpretação a intencionalidade de quem a criou.


🎉 RAF: Rules as Fun

A regra pela diversão. Seguir o que o jogo está pedindo para além do que foi escrito nas páginas ou o que o designer quis dizer. Aqui o bom senso e a criatividade ocupam as bandejas de uma balança que se manifesta na figura do mestre/narrador.

Normalmente o mestre/narrador está no controle das decisões que não cabem aos jogadores decidirem. Cabe ao mestre saber dosar a quantidade de RAF da mesa, visando manter a diversão e o equilíbrio dos eventos.


Eu tenho que escolher um jeito de ler e aplicar as regras? 📑

Não, não se trata de escolher um time e vestir a camisa! Segundo Jaremy Crawford - Senior game designer de D&D e principal designer do livro do jogador - o mundo perfeito ocorre quando RAW e RAI se complementam e não geram dúvidas quanto ao que está escrito e entendido. Porém algumas regras podem conflitar com outras, se contradizerem ou ainda serem entendidas por alguns grupos e gerar dúvidas em outros.


Porque as regras importam? 🤔

RPG é Roleplaying Game, ou seja, é um jogo. Todo jogo tem regras, nem que seja “aqui não tem regras”, pois você já está sendo arbitrário.

Segundo Jeremy Crawford (2015) “As regras são uma grande parte do que torna o D&D um jogo, em vez de simplesmente um contar de histórias improvisadas. As regras do jogo servem para ajudar a organizar e até mesmo inspirar a ação de uma campanha de D&D.”

Regras ajudam a manter o foco dos jogadores na mesa. Em um combate, por exemplo, o jogador deve analisar a situação em que está (ambiente, obstáculos, número de inimigos, tipo de movimentação e etc.), ponderar sobre o uso de seus recursos (magias, itens, ações e etc.) e então tomar uma decisão sobre o que fazer.


Quando as regras atrapalham? 😥

Quando a criatividade é limitada: Por vezes as ações que o jogador quer tomar extrapolam o limite mecânico do sistema, mas, dentro do contexto, essas ações dariam um sentido muito especial para a construção da cena, do personagem e da história.

Quando o fluxo da mesa está comprometido: Quando o jogo fica sendo interrompido pelo mestre ou por jogadores para consultas constantes as regras. É importante ressaltar que as regras são uma ferramenta importante para o jogo, mas quando você não domina essa ferramenta e ainda assim quer fazer uso dela, o jogo pode ficar bem travado.


Opções para resolver as contradições e dúvidas 🔍

👉 Sage Advice:

O Sage Advice é uma página oficial de D&D criada com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o sistema. Apareceu pela primeira vez na revista The Dragon (1979). O sábio na época era Jean Wells, suas respostas abordaram uma variedade de tópicos relacionados a D&D: além das regras, ele falava sobre etiqueta na mesa de jogo, datas de lançamento dos produtos e a tradição do multiverso de D&D.

https://www.sageadvice.eu/


👉 O twitter do Jaremy Crawford:

Como já foi comentado, Jaremy Crawford é o principal designer do livro do jogador de D&D 5e e tende a ser bem prestativo no twitter, esclarecendo dúvidas e apontando a melhor interpretação das regras segundo o design do jogo.

https://twitter.com/JeremyECrawford


👉Diálogo em fóruns/páginas:

A mais... aberta, vamos dizer assim. Digo isso pois você vai tirar dúvidas com base na OPINIÃO de vários jogadores e mestres. Talvez uma parte dessas pessoas nem ao menos tenha lido o sistema e pode responder o que está no entendimento delas.

Existem alguns fóruns/páginas que são mais pragmáticos e respondem com base na RAW, evitando interpretações muito absurdas, mas ainda assim você pode acabar saindo do fórum com um “eu acho que...”.


Aqui vão algumas indicações de sites que eu uso:

Giant in the playground:

http://www.giantitp.com/forums/forumdisplay.php?63-D-amp-D-5e-Next


D&D 5th RAW - Ask a simple question, get a simple answer:

https://www.facebook.com/groups/237333840044573/


Como você usa as regras no seu jogo? Conta pra gente nos comentários!

165 visualizações

© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.