• Guida dos 7 dados

Sistemas de RPG fáceis de começar a jogar

Olá aventureiros! Gostariam de saber como pegar a sua primeira quest? Hoje trouxemos dicas imperdíveis:


Algo que acontece muito para quem quer começar a jogar é não saber como começar. Seja jogando ou mestrando, são tantas opções de sistemas que fica fácil pra gente se perder. Muitas vezes também acontece de escolhermos um sistema que acaba sendo complicado com regras e mais regras que apenas confundem quem está tentando aprender. Então para facilitar a busca de sua primeira aventura, trouxemos pra vocês dicas de sistemas que são fáceis de começar a jogar RPG!


Capa do livro Old Dragon

Old Dragon:

Old Dragon é um sistema considerado "Old School", ou seja, tenta trazer de volta a glória da exploração de masmorras que era o foco do RPG nos anos 70 e 80.


Ah, mas se é Old School, então é um sistema velho? Não! É um sistema atual que trás as mecânicas antigas de volta para os amantes de exploração de masmorras.


Esse sistema possui poucas regras e mecânicas simples, sendo mais fácil de pegar o jeito.


O livro é curto, o que facilita para quem quer começar a jogar mas não quer perder horas e horas lendo um livro para aprender o básico. E além de tudo, a criação de personagens é rápida!


É possível conseguir um PDF gratuíto com as regras básicas aqui!


Capa do livro Dungeon World

Dungeon World:

Dungeon World é um daqueles sistemas que da a impressão que foi feito para quem nunca jogou RPG antes, mas que também agrada aqueles que já jogam há anos. Nesse sistema, as regras são simples, e o foco é a história. Você cria a história com o seu mestre e com o seu grupo.


A criação dos personagens é rápida, e o foco na imaginação facilita muito o desenvolvimento da história e o aprendizado. Uma das coisas que mais chamam a atenção desse sistema é que você sempre ganha XP, mesmo quando falha nas suas ações!


As regras pra agir ou para causar danos, são muito simples e fáceis de lembrar e além disso tudo, é perfeito para aventuras rápidas que são ideais para quem quer começar até pegar o jeito!



13ª Era:

Quando Dungeons&Dragons 4ª edição saiu, muitos jogadores não gostaram das regras, e achavam a 3ª edição muito complicada. Esse conflito foi onde surgiu a 13ª Era.


É um sistema de fácil compreensão, tanto para mestres quanto para jogadores. O livro traz descrito quais classes são mais fáceis de jogar e quais são mais complicadas, facilitando para os jogadores iniciantes tomarem suas decisões.


Além disso, possui um capítulo inteiro focando somente em como narrar esse mundo.

De maneira geral, o sistema tem uma mecânica inovadora e regras simples para compreender. Os combates são por turnos e não possui miniaturas, deixando livre a imaginação dos jogadores.


Além disso, a ficha de personagem é simples de ser preenchida, pois ela se molda a partir da história do personagem. Você pode escolher backgrounds, que ajudam nos testes de habilidades e na interpretação.


Capa do livro do Jogador do DnD 5ª Edição

Dungeon&Dragons 5ª edição:

Dá pra se dizer que a Wizards voltou no tempo. Na 3ª edição as regras eram muito complexas, e geravam confusão até para os jogadores mais experientes. Já a 4ª edição, mudou completamente o jeito que o jogo funcionava. E então saiu a 5ª edição, voltando a simplicidade das regras.


Esse é o nosso sistema favorito até o momento. Pode ser jogado com ou sem miniaturas, e é bem aberto para mudança de regras conforme necessário. Inclusive o livro do mestre tem regras variantes para quem quer jogar de uma forma diferente!


A ficha dos personagens é fácil de fazer e possui progressão simples.

O D&D 5ª edição é um clássico e super recomendamos!


Esses são os sistemas mais fáceis para quem quer começar a jogar na nossa opinião!

Concorda? Discorda? Conhece algum outro sistema fácil?

Deixe sua opinião nos comentários e seja bem convincente nessa persuasão! hehe

0 visualização

© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.