• Guida dos 7 dados

Você pratica metajogo?

Atualizado: 26 de Set de 2019


@guildados7dados

Metajogo ou Megagame é quando você utiliza conhecimento que o jogador tem, mas que o personagem não teria como saber. 🤔


O metagame pode acontecer em várias situações:


👉 Quando já conhecemos a ficha de um monstro que o nosso personagem nunca viu: 

Vamos supor que aparece um demônio que você sabe que é IMUNE a fogo, mas o nosso personagem é um Guerreiro que usa uma espada de fogo. Temos a tendencia de fazer o metagame e já tentar usar outra tática porque sabemos que o fogo é inútil. Mas o guerreiro não saberia que a espada dele é inútil contra o inimigo, portanto ele tentaria atacar mesmo assim. Depois de um ou dois rounds ele perceberia que não funciona e só então ele tentaria outra tática.


👉 Quando tiramos alguma rolagem ruim:

Todos nós já passamos por aquela situação onde estamos em uma dungeon e o mestre pede um check para procurar armadilhas.

Esse é o metagame mais clássico, porque se tiramos um número BAIXO no dado muitas vezes dizemos "mesmo não achando nada, meu personagem vai com cuidado". Mas quando tiramos AQUELE 20, avançamos com toda confiança do mundo!


👉 Quando você conhece o mundo que está jogando, mas o seu personagem não tem todo esse conhecimento:

Se você joga em um cenário conhecido, como Forgotten Realms, é fácil você saber quem são os Harpistas, os Zhentarim ou o Culto dos Dragões. 

Então se formos receber uma missão dos Zhentarim e o nosso personagem dizer "Não vou me unir a vocês, porque os Zhentarim são malignos!" é um dos tipos de metagame porque o seu personagem que vivia em uma vila remota até sair pra se aventurar NUNCA ouviu falar deles!


👉 Quando sabemos o que o mestre está planejando:

As vezes o mestre combina alguma coisa relacionada com o background do personagem com algum jogador. Isso pode ser um SPOILER da campanha, e o mestre só compartilhou com o jogador para ele estar preparado para a cena.

Usar esse conhecimento dentro do personagem faria ele agir de maneiras que não agiria normalmente, talvez evitando situações que seu personagem não saberia que existem.


👉 Quando  sabemos de informação que apenas outro personagem deveria saber:

As vezes o mestre passa, na frente de todos os jogadores, uma informação pra um único personagem, mas assumimos que todos sabem. Isso é uma forma de metagame, pois se o personagem dele não disse que vai dividir essa informação com todo mundo, então o seu personagem não deveria agir como se soubesse dessa informação.


Nesses casos é muito importante que possamos SEPARAR o jogador do PERSONAGEM.

Temos algumas dicas para evitar o metagame:


👉 Sempre se pergunte: "Meu personagem sabe disso?" e na dúvida, PERGUNTE ao mestre!

👉 Temos que lembrar que o nosso dado é o resultado de algo que TENTAMOS fazer. Se tiramos um número baixo no teste de furtividade, o nosso personagem ainda ACREDITA estar escondido.

👉 Cada vez que iniciamos uma nova aventura ou campanha com um novo personagem, temos que lembrar que isso é um mundo NOVO para o nosso personagem. É como ir para um país da Europa pela primeira vez!

👉 Siga a PERSONALIDADE de seu personagem. Se o seu personagem iria confiar no NPC, então confie no NPC.


Nas suas mesas, rola metajogo? Conta pra gente nos comentários!

0 visualização

© 2018 por Guilda dos 7 dados, orgulhosamente criado para os players.